2 de setembro de 2019

P r á t i c a

montra de livros para ler . setembro2019
"Um termo chave é 'prática', que significa um esforço intencional, persistente e consciente para nos sintonizarmos melhor com nós próprios e com o modo como o mundo é realmente. 'O mundo', com a excepção de uma minúscula intervenção humana, é fundamentalmente um lugar selvagem. É aquele lado do nosso ser que dirige a respiração e a digestão, e que quando observado e apreciado constitui uma fonte de profunda inteligência.

(...)

A Prática da Natureza Selvagem sugere que nos empenhemos em algo mais do que a virtude ambientalista, a perspicácia política ou o activismo útil e necessário. Temos de nos enraizar na escuridão do nosso eu mais profundo. 

(...)

O mundo selvagem - frequentemente depreciado como caótico e brutal pelos pensadores 'civilizados'- é na verdade imparcialmente, implacavelmente, belamente formal e livre. A sua expressão- a riqueza da vida animal e vegetal no globo, que inclui as tempestades, os vendavais, as calmas manhãs de Primavera, e nós próprios- é o mundo real, a que todos pertencemos. Sinto-me profundamente grato por ter podido percorrer este caminho, por ter estudado com mestres do Oriente e do Ocidente, e por ter podido transmitir, oralmente ou por escrito, as minhas ideias a quem as quisesse escutar."

Gary Snyder

A Prática da Natureza Selvagem
Editora: Antígona