' It is easy to see the difference between someone who is walking aimlessly and someone walking with a clear intention to get somewhere. In the oriental martial tradition, this close relationship between intention and movement is reflected in the expression ' Yi directs Chi', where Yi can be translated as mental intention and Chi as action or behaviour. Standing on a dune top, reconnecting with the space in six directions around us, will make movement in these directions possible. If the eyes and the mind, for any reason, are not familiar with one of these, movement and posture won't be able to develop freely there.'
'Speak' - 'sound' - 'heart' form together : 'intention' (Yi)
'The Chinese Character foi Yi combines the pictograms for 'heart' and 'sound', implying that when we act with clear intention, the expression is coming from the heart, the core of our being. '
The Dynamics of Standing Still
Peter Den Dekker
10 de dezembro de 2018
cerâmica japonesa
flow along the way
see the beauty
connected and alive
ana2018
6 de dezembro de 2018
“Awakening,” says Kazuaki Tanahashi, “is to realize the infinite value of each moment of your own life as well as of other beings, then to continue to act accordingly.”
em Dezembro somos convidados a estabelecer uma profunda ligação connosco . Isso exige atenção, disponibilidade, escuta, dedicação, tempo para estar presente no simples. Há a respiração.
Equilibramos o ritmo do movimento do dia a dia e da noite noite. Dormir mais. Nutrir as sementes que germinam na terra escura. Sonhar sempre. Observar a direcção da chuva, proteger os rins com um haramaki que pode ser o nosso cachecol preferido. escrever no diário as nossas inquietações e projectos. Escutar o melro e o poema do frio.
Resumindo: be present
I N K , ana 2007
WORKSHOP WALKING CHI KUNG
Vamos permanecer em movimento na beleza elegante do passo do Pavão Sábado dia 8 de Dezembro das 15h às 17h
Quando inspiramos, o ar entra no mundo interior. Quando expiramos, o ar sai para o mundo exterior. O mundo interior é ilimitado, e o mundo exterior também é ilimitado; na verdade apenas existe um único mundo.’
‘Conseguir sentar-me contigo em Zazen é algo de muito, mas mesmo muito, invulgar. É evidente que o que quer que façamos é invulgar, porque a própria vida é invulgar.’
Shunryu Suzuki
ZEN STUDIES
Leitura e Meditação
Todas as 5ªf das 20h10 às 21h
Em Novembro sentimos o ritmo da chuva, do vento e do caminho.
A prática regular e as aulas de Chi Kung em Lisboa são um espaço de alinhamento e integração.
Fica o convite para entrar...
waléria, ana e paulo na postura da árvore . nov 2014
C h i K u n gsignifica cultivar a energia vital. Meditação em movimento.
Série de posturas e movimentos lentos, suaves e profundos com origem nas montanhas da antiga China que libertam, fortalecem e conectam o corpo e a mente.
Através do movimento, da quietude, da respiração e da intenção; o corpo experimenta a livre circulação da energia vital.
. Trabalhar a qualidade da nossa presença; . Contactar a sabedoria do corpo; . Aceder e dar expressão à força interior.
A prática regular do Chi Kung dá-nos acesso a um estado profundo de concentração, espontaneidade, tranquilidade, clareza, alegria, força e criatividade.
A lentidão é uma das ferramentas que nos permite um ajuste gradual e integral ao movimento, fortalecendo o corpo desde a estrutura mais interna até aos músculos mais externos. O trabalho do equilíbrio entre tensão e relaxamento dão uma qualidade de espaço, estabilidade e fluidez no movimento e na quietude. O trabalho da intenção traz definição ao gesto e a suavidade convida a respiração a chegar a todas as células. Estabilidade, fluidez, definição, respiração, suavidade, tensão, relaxamento são qualidades do movimento natural. A prática do Chi Kung é uma prática de escuta, presença e consciência que permite reconhecer padrões e mecanismos automáticos inconscientes, e desta forma assumir uma postura mais próxima da nossa natureza. Um corpo que se posiciona em relação, no espaço.
Aulas Regulares Lisboa 2018
Jardim Botânico Lisboa (Rua da Escola Politécnica)
2f 18h às 19h
Instituto Macrobiótico Portugal ( Rua Anchieta nº 5, 1º dto) 3f e 5f 12h30 às 13h45
Campo de Ourique (Espaço Yoga no Bairro . Rua Coelho da Rocha nº 69 porta 9)
5f 19h às 20h
Espaço Amar (Rua Rosa Araújo 34, 5ºandar) 4f 19h às 20h30
Aulas Particulares
Nas aulas particulares é estudado um programa que vai ao encontro das necessidades do praticante. Através da aplicação das 5 transformações, é criado um esquema de prática que permite fortalecer e nutrir de forma integral as condições específicas do praticante.
Jardim Botânico (Início dia 17 Stembro) 2ªf 18h
Espaço Amar (Início dia 19 Setembro) 4ªf 19h
Instituto Macrobiótico Portugal (Início dia 20 Setembro) 5ªf 12h30
Campo d'Ourique (Início dia 20 Setembro) 5ª f 19h
Workshop de encerramento da temporada 2017/2018 🍃 dia 23 de Junho
(quando praticamos é sempre a primeira vez)
tema: CÍRCULOS
vamos andar às voltas com os círculos, no bom sentido... aliás nos vários sentidos.. explorando as 6 direcções. atravessamos o espaço, desafiando a estabilidade e a continuidade, aprofundando a experiência da unidade corpo/mente/respiração. vamos sentir / integrar, fluir e permanecer.
escrevi um poema ao arbusto fascinante .
hoje volto a cruzar-me com ele no jardim botânico. aula de chi kung às 18h (2ªF)
quando tocas o ar
também na primavera soltas o cabelo, em ti sempre vejo o vento. a tua natureza, e a do ar, se encontram sempre juntas. passo e reparo na presença da vossa alegria. quando tocas o ar que te prende e o deixas seguir, há nesse instante um concentrado de beleza que se junta à minha respiração.
ana . fevereiro 2018
Junho caminha na direcção do verão, imperturbável, sem hesitar. prepara-se para o dia mais longo do ano, o máximo yang. a cada passo uma flor se abre, um raio de sol. a cada passo a direcção do sonho desenha o trilho. a cada passo o coração.
Workshop Zhan Zhuang Chi Kung Sábado dia 9 e dia 23 + info
Dia 30 de Junho Zen e Chi Kung - A Sombra do Vento
A sombra do vento
1 -Talvez o que mova o vento e a Vida não deixe sombra, aconteça quase sem vestigios.
Talvez, simplesmente, não se deixe vislumbrar e assim nos escape ao longo dos nossos longos quotidianos.
Talvez seja tempo de nos movermos de outra forma; e de outra forma também, seja tempo de igualmente pararmos.
Imóveis como a sombra do vento ou esvoaçando com o vento sem sombra.
Talvez o Chi Kung e o Zen nos possam mostrar isso…
Talvez tenhamos o prazer em vos receber no dia 30 de Junho e movermos a sombra do vento finalmente…
2 - Este workshop nasce da nossa amizade e do querermos expressar o silêncio profundo e vivo de nós. E a amizade, sabemos todos, é uma das melhores maneiras de começar algo…
Por isso partilharemos este workshop intensivo de Chi Kung e Zazen de 6 horas, 3 pela manhã e outras 3 à tarde.
Palavras, só no inicio.
Haverá um introdução/apresentação ao Chi Kung e ao Zen/ Zazen (meditação Zen) após a qual teremos a prática: primeiro de Chi Kung e depois de Zazen. Práticas estas que ocuparão praticamente todo o tempo do workshop. Haverá um pequeno livro com palavras, agora escritas, sobre o que levarão convosco para casa...
Valor da inscrição: 45 euros até dia 23 de Junho
60 euros até dia 29 de Junho
“E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não te metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te e vai para onde ele te levar."
Susana Tamaro
14 de maio de 2018
'por sobre as flores-da-lua um corpo fascinado flutua sem pensamento'
Continuam as aulas regulares em lisboa vários horários + info
Workshop Zhan Zhuang Chi Kung
Sábado dia 19 10h às 12h30 Passo dos Imortais
praticamos a continuidade
presentes no movimento
há o ritmo da respiração
atravessamos o espaço
sentimos o corpo
alinhamos a mente e o coração
aqui e agora
yin yang
'o ritmo deste dia é uma ponte para outro ritmo. se quero profundamente receber o dentro interior do coração, atravesso a ponte, presente a cada passo, chegando em cada passo. nessa repetição o corpo encontra a respiração, o movimento, alinhamento. o sorriso desenrola-se a partir do centro interior dos ossos. o corpo como um todo.'
Ana
21 Março 2018 (celebrando o dia mundial da poesia)
nos últimos meses estive a organizar a informação relativa às minhas actividades principais. o que levou mais tempo foi a selecção das fotografias. o trabalho de design agrada-me porque é criativo, há um sentimento estético... fica o convite para uma visita
A lentidão é uma das ferramentas que nos permite um ajuste gradual e integral ao movimento, fortalecendo o corpo desde a estrutura mais interna até aos músculos mais externos. O trabalho do equilíbrio entre tensão e relaxamento trazem uma qualidade de espaço, estabilidade e fluidez no movimento e na quietude. O trabalho da intenção define o gesto e a suavidade convida a respiração a chegar a todas as células.
Estabilidade, fluidez, definição, respiração, suavidade, tensão, relaxamento são qualidades do movimento natural.
A prática do Chi Kung é uma prática de escuta, presença e consciência que permite reconhecer padrões e mecanismos automáticos inconscientes, e desta forma assumir uma postura mais próxima da nossa natureza. Um corpo que se posiciona em relação, no espaço.
Karuna, Monchique , Março 2018 O Corpo & a Palavra - Chi kung e Escrita Criativa
na prática final do chi kung, no passo bu, chegamos a um espaço de concentração e presença que nutriu o universo.
à chegada fomos recebidos pelo nevoeiro e dormimos na presença de sua majestade a tempestade das chuvas e ventos fortes. na manhã do dia seguinte caminhamos ao sol, para o sol, no sol.
ao longo dos dias, encontrámos palavras, frases, textos, poemas, letras, sons e ecos gatos sapatos.
o sol entrou dentro da sala e o coração escutou, virado a sul, o silêncio vertical do horizonte.
a serra estendida a nossos olhos, até ao mar, recebia-nos e ao mesmo tempo se oferecia em espaço beleza verde ondulante ternura sem fim, como um eco.